Rochas Ornamentais

Conheça a vasta aplicabilidade das rochas ornamentais

As rochas ornamentais são materiais naturais, considerados nobres, e muito valorizados por suas características únicas. As mais comuns são o mármore, granito e quartzito, pedras resistentes, versáteis e com beleza ímpar.

Existem diversos usos que se pode fazer das rochas ornamentais, desde obras de arte, até revestimentos completos de residências. Em qualquer ambiente, esse material pode ser muito bem aproveitado ao compor os mais variados projetos arquitetônicos.

Como são provindas da natureza e possuem a combinação de inúmeros minerais em sua composição, cada uma das rochas ornamentais são diferentes, encontradas em vastas cores, desenhos e funcionalidades em uma empresa de rocha ornamental direto da fábrica, o que agrega ainda mais valor aos espaços.

Quais os principais usos das rochas ornamentais

A versatilidade das rochas ornamentais é uma das suas principais características. Existem muitos setores que se beneficiam da venda de rocha ornamental, como por exemplo a construção civil, arquitetura, arte e decoração.

  • Construção Civil e Arquitetura

Sendo o principal setor de venda de rocha ornamental, a construção civil aprimorou suas técnicas e variedades de materiais e incrementou essas pedras nos projetos. É possível encontrar rochas ornamentais para qualquer finalidade, seja em residências, prédios, ou até mesmo obras urbanas.

Nas casas, as rochas ornamentais são muito usadas para revestimento de pisos, paredes, fachadas, escadas, lareiras, em pias e bancadas de cozinhas e banheiros, balcões, colunas, parapeitos, bordas de piscinas, entre outros desígnios.

venda de rocha ornamental também aparece em móveis e decorações, compondo os ambientes com painéis, racks para sala, mesas e criados mudos.

Além disso, é comum ver essas pedras em pavimentações de ruas e calçadas e na urbanização de praças e jardins. Geralmente o uso de granito e mármore em residências e prédios passa por processos de acabamento, como o polimento, e em usos urbanos as pedras são usadas em seu estado natural.

  • Arte e decoração

As rochas ornamentais, especialmente mármore e granito, sempre foram usadas em obras artísticas, desde os tempos mais antigos. Ainda hoje pode-se encontrar peças incríveis feitas com rochas ornamentais, como estátuas, esculturas, vasos, objetos, quadros, e inclusive na chamada arte funerária, que consiste na ornamentação de túmulos e mausoléus.

É possível ainda incrementar a decoração com a venda de rocha ornamental de objetos decorativos, como vasos, bandejas, relógios, abajures. Existem inúmeras peças que podem complementar a decoração em alguns pontos da casa e deixá-la cheia de charme e sofisticação.

Quais materiais você pode encontra em uma empresa de rocha ornamental direto da fábrica

  • Mármore

Mármores são rochas calcárias ou dolomíticas, sedimentares ou metamórficas. Visualmente é uma das rochas ornamentais mais bonitas e exóticas, possui diversas cores e o que confere ainda mais destaque às peças são seus veios desenhados. Consegue criar decorações clássicas, modernas, elegantes e luxuosas.

Por outro lado, é um material menos resistente que outros encontrados na natureza e possui maior porosidade, ou seja, ele absorve umidade. Então, quando usar essas rochas ornamentais em locais que podem ter presença de água, como cozinhas, banheiros e áreas externas, a solução é dar acabamentos com produtos impermeabilizantes, como a resina líquida, que fecha as fissuras e evita manchas e absorção de água.

  • Granito

São rochas silicáticas de origem tanto ígnea quanto metamórfica, não calcária ou dolomítica. Diferente do mármore, essa pedra possui maior dureza e baixa porosidade, consequentemente apresenta maior resistência a riscos, ações químicas, mudanças de temperatura e líquidos.

No visual, o granito possui uma pigmentação mais granulada, em vez de manchas como as do mármore. A venda de rocha ornamental granito está disponível em tons de branco, preto, marrom, cinza, entre outras, e podem ter diversos acabamentos.

  • Quartzito

É uma rocha metamórfica natural composta pela junção de quartzo a outros elementos. Essa rocha nobre e versátil começou a ser muito requisitada por ter um visual incrível, com cores que vão desde o branco e preto, até roxo e azul, e seus veios únicos. Além disso, é extremamente resistente, uniforme, e não é afetada por mudanças de temperatura, umidade nem manchas. Por causa de suas inúmeras vantagens, a venda de rocha ornamental quartzito é indicada para qualquer área, tanto internas, quanto externas.

As rochas ornamentais são o que há de mais versátil no mercado de revestimentos. Com o crescimento da exportação e venda de rocha ornamental, o setor foi modernizado e o uso ampliado para as mais diversas áreas, sendo a construção civil e arquitetura o que mais se beneficia.

É possível encontrar peças em uma empresa de rocha ornamental direto da fábrica perfeitas para qualquer projeto e aplicação. Mesmo que apareçam mais em conceitos clássicos, decorações modernas e contemporâneas também comportam a aplicação de rochas ornamentais, sendo encontradas atualmente de formas diferentes e exóticas, que fogem do tradicional.