Granito preto | Conheça os diferentes tipos e aplicações

por | 15/03/2021

A sofisticação do Granito Preto

O granito preto exala elegância e luxuosidade. É um revestimento e acabamento muito requisitado que pode valorizar os ambientes da casa de forma única. A pedra de granito preta é magmática e composta de grãos de quartzo, silicato e mica. Este último é o mineral que confere o brilho e a cor preta do granito.

Além da beleza, suas características físicas trazem muitas vantagens. Eles são resistentes, duráveis e, em especial, o granito preto, é menos poroso, mais resistente a manchas e altas temperaturas que os claros.

Tipos de Granitos Pretos

É possível encontrar uma variedade de tipos de granitos pretos, que se diferem nas tonalidades, aparência e, inclusive, nas características que apresentam. Conheça os principais e mais fáceis de serem encontrados no Brasil:

Granito Preto Absoluto

Essa pedra de granito preta possui uma aparência muito uniforme e homogênea, por isso é uma das preferidas nos projetos arquitetônicos. Ele confere grande sofisticação e versatilidade, pois pode ser combinado com qualquer decoração. Além disso, é um dos tipos de granitos mais resistentes e tem baixa propensão a manchas.

Granito São Gabriel

É a opção ideal dentre os tipos de granitos para quem busca custo benefício, sendo o mais popular na venda de granitos.

Possui uma aparência um pouco menos homogênea que o Absoluto, com grãos maiores, mas ainda confere a mesma sofisticação aos ambientes.

Granito Diamante Negro

Esse granito preto pode ser apresentado como uma versão intermediária entre o São Gabriel e o Absoluto. Seus grãos são bem marcados, mas a cor preta se destaca.

Granito Aracruz

É uma pedra de granito preta mais clara que a São Gabriel, e os grãos são claros e mais aparentes. É mais discreto e combina muito com qualquer decoração, especialmente as claras e amadeiradas.

Granito Via Láctea

É um dos tipos de granitos mais atrativos por seu visual exótico. O granito preto Via Láctea apresenta veios brancos em sua superfície, por isso é muito comparado ao visual do mármore. É uma opção que deixa os espaços elegantes e combina muito com decorações mais minimalistas, que dão destaque a pedra.

Granito Indiano

Possui uma aparência mais exótica ainda que o Via Láctea. Seus veios brancos são bem mais marcantes e maiores na superfície, ou seja, ele acaba sendo uma combinação de granito preto e branco. Por ser muito luxuoso e notável, é indicado para decorações mais claras, em tons de branco e amadeirado.

Granito Black Star

Também é um dos tipos de granitos com aparência parecida com o mármore, com veios em toda a peça, mas menos expressivos que o Indiano. É muito sofisticado e, por ser mais discreto, combina com diversas decorações.

Existem ainda outras várias opções de tipos de granitos pretos, como o Black Galaxy, Nero Impala, Black Pearl, mas são menos comuns no Brasil.

Tipos de Aplicações do Granito Preto

A pedra de granito preta é perfeita para qualquer área, seja interna ou externa. Possui visuais incríveis e diversas possibilidades de acabamento, podendo ser polido, bruto, escovado, levigado, jateado, flameado ou apicoado. Suas características realçam a aplicabilidade em cozinhas, banheiros e exteriores.

O granito preto é estável a altas mudanças de temperatura sem sofrer danos. Por ter alto índice de dureza não sofre riscos e arranhões. É menos poroso que o mármore então absorve menos umidade e líquidos, e com uma boa impermeabilização ficará perfeito e sem manchas.

Além disso, não é sensível a ações químicas e é muito fácil de limpar e higienizar. Confira algumas aplicações do granito preto:

Cozinha

Muito comum em tampos de pias, mesas, balcões e bancadas, o granito preto é a opção ideal e preferida para revestir a cozinha.

A cozinha é um local que possui água, óleos, líquidos que poderiam manchar as superfícies (como café e vinho), e ação de altas temperaturas, portanto o granito preto é a solução recomendada justamente por sua resistência ao calor, umidade e manchas.

Banheiro

Para quem prefere um banheiro escuro e neutro, o granito preto é a escolha certa. Por sua resistência e baixa porosidade, essa opção é ótima para o local, mas ainda é indispensável impermeabilizar para manter uma maior qualidade e durabilidade, já que está mais propenso a molhanças.

Pisos

Os pisos de granito preto são sofisticados e criam um ar mais clássico na casa. Diferentemente das opções de piso branco, que criam amplitude ao ambiente, o piso preto é mais recomendado para alguns cômodos, especialmente maiores e mais abertos e sociais, ou com paredes altas.

Há ainda outras diversas aplicações de revestimentos encontrados na venda de granitos que irão valorizar cada cômodo da casa. Escolhendo os tipos de granitos que combinam com o projeto e o acabamento indicado, os espaços ficarão divinos.

Outras Postagens

Tampo de Mesa de Crystal | Confira os diferentes formatos

Tampo de Mesa de Crystal | Confira os diferentes formatos

Confira a versatilidade e modernidade dos tampos de crystais O tampo de mesa de crystal é uma das tendências mais elegantes dos projetos de decoração. As pedras naturais ornamentais proporcionam um requinte diferenciado ao ambiente, combinando a beleza única e...

ler mais
Pisos escovados ou polidos | Onde usar cada um deles

Pisos escovados ou polidos | Onde usar cada um deles

Para que serve os acabamentos dos pisos? Os pisos de rochas ornamentais, como mármore, granito e quartzito, podem ter diversos tipos de acabamentos, que conferem diferentes finalidades às peças. Geralmente, os pisos escovados e os pisos polidos são os mais utilizados....

ler mais