Pisos escovados ou polidos | Onde usar cada um deles

Pisos escovados ou polidos | Onde usar cada um deles

por | 10/04/2021

Para que serve os acabamentos dos pisos?

Os pisos de rochas ornamentais, como mármore, granito e quartzito, podem ter diversos tipos de acabamentos, que conferem diferentes finalidades às peças. Geralmente, os pisos escovados e os pisos polidos são os mais utilizados.

Os acabamentos servem para proporcionar à peça diferentes funções. São capazes de mudar a textura ou visual, dependendo do uso que se pretende fazer.

As pedras naturais podem ser usadas em sua forma bruta, ou seja, como foram retiradas da natureza, sem acabamentos especiais. Normalmente em áreas externas se usa o acabamento bruto, mas para quem prefere criar um ambiente menos rústico, especialmente na parte interna, pode apostar nos acabamentos de pisos escovados e polidos.

Os pisos escovados, ao passar por um processo especifico, ficam com uma textura mais rugosa, pode-se dizer que o visual é um intermediário entre o fosco e o brilhante.

Já os pisos polidos são bem brilhantes e lisos, perfeitos para áreas internas da casa, para dar mais luxuosidade.

A seguir, entenda mais sobre os diferentes tipos de acabamentos que você encontra em uma loja online de pisos e onde usar cada um deles.

 

Como usar os pisos escovados e polidos?

Os processos de escovação e polimento são diferentes e garantem acabamentos diferenciados nas peças. Vamos ver como funciona cada um deles:

 

Pisos escovados

A escovação consiste no uso de escovas abrasivas diamantadas, que são, como o próprio nome já diz, escovadas na superfície da pedra. Isso garante aos pisos escovados um aspecto irregular, com brilho acetinado suave.

Nos pisos escovados, a textura acaba ficando levemente áspera, e o visual da peça é ressaltado. Nos mármores os veios ficam bem aparentes, e nos granitos os pontos de minerais ficam mais visíveis.

Como possui uma característica mais antiderrapante, os pisos escovados são ideais para áreas externas, como quintais, áreas de churrasco, varandas. Entretanto não são indicados para áreas próximas à piscina, onde é melhor procurar um acabamento mais rugoso.

Mas também são perfeitos para áreas internas, especialmente aquelas que são sociais, com grande fluxo de pessoas, como as salas e cozinha, é interessante usar os pisos escovados pois eles criam uma modernidade única ao ambiente.

 

Pisos polidos

O polimento é feito através de abrasivos diamantados, ferramentas que auxiliam para dar forma e polir as superfícies, removendo as imperfeições e irregularidades da pedra e deixando-a plana, podendo ainda ser ajustado para dar mais ou menos brilho.

Os pisos polidos ficam com uma aparência bem lisa e brilhante, com a cor e os padrões naturais da pedra realçados. É um acabamento comumente usado nos mármores, especialmente para as áreas internas, para ressaltar os veios e cores características da pedra.

Diferentemente dos pisos escovados, o polimento deixa a superfície mais lisa, então recomenda-se usar pisos polidos em locais secos e internos, como salas, quartos, corredores e escadas, para não ter perigo de acidentes, já que ele fica escorregadio quando entra em contato com a água.

O processo ainda é capaz de deixar a peça mais resistente, prevenindo o surgimento de trincas e problemas de desgaste ao longo do tempo. Além disso, facilita a manutenção e a limpeza, sendo simples de limpar com apenas um pano com água e detergente neutro.

Os pisos polidos são uma opção incrível para criar um visual requintado e elegante em qualquer ambiente. Como são bem brilhantes, refletem luz natural, e deixam os cômodos maiores visualmente e mais iluminados.

 

Encontre pisos escovados e polidos em uma loja online de pisos

Os acabamentos dos pisos garantem aspectos diferenciados às superfícies, e cada um deles consegue criar efeitos surpreendentes, além de sua usabilidade, que é enorme.

Os pisos polidos geralmente são mais utilizados, especialmente nas peças de mármore, porque garantem um aspecto brilhoso muito chamativo, característica muito requisitada nesse tipo de rocha ornamental.

Mas os acabamentos dos pisos escovados vêm ganhando muito espaço no mercado e os arquitetos e decoradores estão apostando em criar combinações diferentes e modernas a partir da escovação, que ressalta um aspecto mais rústico e natural da pedra.

Escolher o tipo de acabamento vai depender do uso que você deseja fazer do piso. Por exemplo, em uma decoração mais clássica, não existe erro com os pisos polidos: eles proporcionam riqueza, elegância e uniformidade. Já os pisos escovados reforçam o toque moderno da decoração, criando um contraste interessante e muito bonito.

Você pode encontrar a venda de pisos escovados e polidos na StoneBuy, uma loja online de pisos que oferece os melhores produtos, com máxima qualidade.

Outras Postagens

Tampo de Mesa de Crystal | Confira os diferentes formatos

Tampo de Mesa de Crystal | Confira os diferentes formatos

Confira a versatilidade e modernidade dos tampos de crystais O tampo de mesa de crystal é uma das tendências mais elegantes dos projetos de decoração. As pedras naturais ornamentais proporcionam um requinte diferenciado ao ambiente, combinando a beleza única e...

ler mais
Pisos exóticos | Veja os modelos que você encontra StoneBuy

Pisos exóticos | Veja os modelos que você encontra StoneBuy

A sofisticação dos pisos exóticos Os pisos exóticos de rochas ornamentais são opções perfeitas para revestir os ambientes da sua casa e deixa-la ainda mais elegante e sofisticada. O mármore, granito e quartzito são rochas naturais que, por si só já trazem uma...

ler mais