Projetos de interiores | Como elaborar um de forma personalizada

Projetos de interiores | Como elaborar um de forma personalizada

por | 30/04/2021

O que são os projetos de interiores?

Os projetos de interiores consistem no planejamento de toda a área interna dos imóveis. Isso inclui inúmeros detalhes e etapas, que servem para deixar os ambientes funcionais e com um visual agradável.

Quem faz os projetos de interiores são os designers de interiores. Esses profissionais planejam de forma minuciosa todos os detalhes dos espaços da casa, mas muito além de simplesmente a decoração e acabamentos. Um projeto de design de interiores engloba organização, ergonomia, posição dos móveis e objetos, iluminação, acústica, tudo pensado para criar cômodos confortáveis, com bom aproveitamento do espaço, mobilidade e bem-estar.

Todos os projetos de interiores são feitos a partir do estilo e personalidade do cliente. Ou seja, em um projeto personalizado, o profissional é o responsável por buscar a melhor maneira de colocar os gostos pessoais do usuário dentro daquele espaço, sempre dando dicas e soluções que irão fazer a diferença para um resultado surpreendente.

 

Como funcionam os projetos de interiores?

Parece algo simples e muitas vezes os projetos de interiores são desvalorizados por pessoas que acham que é apenas decoração. Mas, na prática, uma pessoa que não possui os conhecimentos técnicos necessários pode não conseguir obter um bom projeto final.

Dessa forma, o designer trabalha em diversas etapas para fazer os projetos de interiores. Primeiramente, ele busca conhecer o cliente e suas preferências, além das necessidades e estilo de vida. Isso é importante para que o profissional consiga captar a personalidade do usuário e o que ele precisa dentro de cada ambiente para torná-lo funcional.

Também é importante para saber o estilo de decoração desejado, e como encaixar os detalhes no espaço, já que o tamanho e disposição do local também influenciam.

A partir disso, o profissional começa a traçar o projeto de design de interiores. São estudados todos os detalhes considerando as informações obtidas na primeira etapa e as medidas do ambiente, sua funcionalidade, mobilidade, aspectos térmicos e de iluminação, e disposição do mobiliário.

Também são escolhidos detalhes como as cores, tipos de móveis, revestimentos, materiais, tudo de acordo com a decoração estipulada.

Depois de tudo certo, de acordo como que o cliente espera, os projetos de interiores são colocados em prática.

O projeto de design de interiores passa por várias etapas, sempre em conjunto com o cliente, para deixar tudo personalizado como ele deseja e da melhor forma possível para os espaços.

 

Vantagens dos projetos de interiores

Optar por um projeto de design de interiores é uma forma de abrir novas possibilidades aos locais. Um profissional irá orientar o cliente de forma criativa e técnica e chegar nas melhores maneiras de aproveitar os cômodos e deixá-los personalizados. Dentre as vantagens dos projetos de interiores podemos citar:

 

Exclusividade

Cada projeto é feito de forma única para cada cliente. Isso garante que nenhum seja igual ao outro, porque ele transmite a personalidade e exclusividade.

 

Aproveitamento do espaço

O projeto de design de interiores não é apenas colocar os elementos de decoração. Cada espaço é diferente e tem suas próprias características. Alguns são menores ou maiores, outros mais largos ou estreitos. O profissional possui a visão e planejamento para saber como encaixar cada detalhe e tornar o espaço melhor aproveitado, criando diferentes efeitos.

 

Contribui para o bem-estar

É indiscutível que um cômodo bem arrumado consegue transmitir diferentes sensações. Isso porque a disposição dos móveis, o aproveitamento do espaço, as cores, texturas e iluminação conseguem influenciar de maneiras diversas nossas percepções de bem-estar. Dessa forma, os projetos de interiores conseguem ajudar no equilíbrio, harmonia e aconchego.

 

Uso de rochas ornamentais nos projetos de interiores

O uso das rochas ornamentais nos projetos de interiores sempre foi tendência, desde revestimentos até móveis.

A StoneBuy é uma loja que faz a venda online de rochas ornamentais, e possui uma linha completa de quartzitos, mármores, cristais e granitos, produtos de alta qualidade, disponíveis em chapas, pisos, recortados e como peças prontas como mesas, cubas etc.

Além de serem materiais muito elegantes e resistentes, as rochas ornamentais, como o mármore, granito, cristal e quartzito, comportam inúmeras decorações e são muito apreciadas pelos arquitetos e designers, justamente por causa da versatilidade, cores, modelos e exclusividade que dão ao projeto de design de interiores.

Para complementar seu projeto de design de interiores, você pode contar com o StoneBuy Project. Esse serviço consiste no orçamento a partir do projeto arquitetônico, com a escolha dos materiais desejados. A equipe irá avaliar o projeto e indicar as melhores opções de rochas ornamentais, que serão enviadas até você de forma segura. Dessa forma, os projetos de interiores serão mais valorizados e personalizados ainda.

Outras Postagens

Tampo de Mesa de Crystal | Confira os diferentes formatos

Tampo de Mesa de Crystal | Confira os diferentes formatos

Confira a versatilidade e modernidade dos tampos de crystais O tampo de mesa de crystal é uma das tendências mais elegantes dos projetos de decoração. As pedras naturais ornamentais proporcionam um requinte diferenciado ao ambiente, combinando a beleza única e...

ler mais
Pisos escovados ou polidos | Onde usar cada um deles

Pisos escovados ou polidos | Onde usar cada um deles

Para que serve os acabamentos dos pisos? Os pisos de rochas ornamentais, como mármore, granito e quartzito, podem ter diversos tipos de acabamentos, que conferem diferentes finalidades às peças. Geralmente, os pisos escovados e os pisos polidos são os mais utilizados....

ler mais
Pisos exóticos | Veja os modelos que você encontra StoneBuy

Pisos exóticos | Veja os modelos que você encontra StoneBuy

A sofisticação dos pisos exóticos Os pisos exóticos de rochas ornamentais são opções perfeitas para revestir os ambientes da sua casa e deixa-la ainda mais elegante e sofisticada. O mármore, granito e quartzito são rochas naturais que, por si só já trazem uma...

ler mais