Quartzo e Quartzito | Entenda a diferença entre essas rochas ornamentais

Quartzo e Quartzito | Entenda a diferença entre essas rochas ornamentais

por | 22/03/2021

Conheça o quartzo e o quartzito

As rochas ornamentais são produtos naturais muito utilizados em projetos arquitetônicos. Existe uma variada gama de pedras, como os populares mármore e granito, e atualmente, surgem dúvidas sobre o que é quartzo e o que é quartzito, tipos de rochas que vem ganhando cada vez mais espaço nesse mercado.

O quartzo é um mineral muito abundante no planeta, e o quartzito é uma rocha metamórfica variante dele.

Apesar de ter uma grande quantidade no Brasil, a venda de quartzito se popularizou nos últimos anos por causa dos avanços tecnológicos. Essa rocha é muito resistente, e sua dureza dificultava a extração. Com o aperfeiçoamento das técnicas, essa prática passou a ser mais acessível.

Antes de entender o que é quartzo e o que é quartzito especificamente, saiba que a resistência, combinada com uma aparência exuberante e única, deu a essas rochas uma variada aplicabilidade e versatilidade, sendo a opção perfeita para projetos sofisticados e funcionais, por isso são tão requisitadas.

Os usos de cada rocha podem ser diferentes, por causa de alguns aspectos, por isso é importante ter conhecimento sobre o que é quartzo e o que é quartzito para saber onde usá-las.

O que é quartzo e quartzito?

Entenda exatamente o que é quartzo e o que é quartzito e suas principais diferenças

O que é quartzo?

O quartzo é um mineral muito abundante na natureza, já que está presente nos três tipos de rochas do planeta, as metamórficas, as sedimentárias e as ígneas. Pelo menos 12% do volume mineral do planeta é composto por ele.

Para começar a saber o que é quartzo, conheça como ele é formado:

É constituído a partir de um processo geológico que pode durar milhares de anos. Quando o magma da Terra chega na superfície, ele se resfria e dá origem as rochas. É composto por átomos de oxigênio e silício, e é um dos minerais mais resistentes encontrados no planeta.

Esse mineral em sua forma mais pura é translúcido, quase transparente, e as impurezas próximas a ele criam uma variedade extensa de cores e tons.

Agora que você entendeu o que é quartzo, saiba que essa rocha é aproveitada de várias formas.

Seus usos são inúmeros e vão desde a fabricação de joias até de instrumentos tecnológicos. Pode estar em materiais de construção, como argamassa, concreto, abrasivos, vidro, tijolos de sílica, tintas, agregado fino, e pavimentações em geral.

Seu uso na ciência e tecnologia também é muito comum, servindo como composição de frequência de computadores, transmissores de rádio, relojoaria, fibra óptica e eletrônica.

No mercado das rochas ornamentais, é mais comum encontrar essa superfície natural misturada com outros materiais. Geralmente é dessa forma que é feita a venda de quartzito para ambientes internos, como pisos, paredes e bancadas é encontrada.

Por causa da resina que faz parte de sua composição, não se recomenda a aplicação do quartzo em ambientes externos, pois ele sofre interferência da radiação solar intensa, e suas cores são alteradas, por isso a importância de saber o que é quartzo.

O que é quartzito?

O quartzito é uma variação do quartzo, essa é a principal diferença. Essa rocha é metamórfica, composta por 75% de quartzo, junto com elementos como moscovita, biotita, sericita, turmalina e dumortierita.

A origem do quartzito está ligada aos processos metamórficos desenvolvidos em rochas sedimentares.

O quartzito é extremamente resistente, com 7 pontos na Escala de Mohs. Por causa se suas características na formação geológica, ela é muito durável e possui baixa porosidade, suporta altas temperaturas e exposição solar.

Os elementos encontrados próximos a ela em sua formação na natureza proporcionam uma ampla gama de cores e tons.

O quartzito puro é geralmente branco e cinza, e as cores mais abundantes e acessíveis são os tons de rosa e vermelho, que se formam por causa de quantidades de óxido de ferro.

Pode ser encontrado ainda em tonalidades esverdeadas, que são de abundância intermediaria, e azul, roxo e amarelo, que são mais raras.

Além das cores variadas, possui um visual incrível, que parece com o mármore, com veios alongados e aparentes. Isso dá essa pedra mais vantagens ainda, já que ela é bem mais resistente e menos porosa que o mármore. Por isso seu uso como rocha ornamental na arquitetura e decoração está sendo tão comum.

O quartzito é muito versátil, suas aplicações podem ser na construção civil, na siderurgia e como rocha ornamental, sendo este o o uso mais comum atualmente, para revestimento de pisos, paredes, bancadas, móveis, etc.

Busque a venda de quartzito e quartzo

Agora que sabemos o que é quartzo e o que é quartzito, a principal diferença das duas pedras são suas composições, já que o quartzito é uma rocha metamórfica derivada do quartzo, um mineral natural.

O uso do quartzo como rocha ornamental não é indicado para áreas externas, já que ele pode sofrer alterações por conta da temperatura. A aparência também é diferente, já que o quartzo é mais liso, com pontos de brilho.

O quartzito é mais resistente a mudanças de temperatura, e sua aparência é similar ao mármore, com veios espalhados em sua superfície.

Portanto, entende o que é quartzo e o que é quartzito é importante para saber onde usar cada pedra. O quartzito é mais comum para projetos arquitetônicos, sendo de grande aplicabilidade e versatilidade. É possível apostar nessa rocha em para ambientes internos ou externos, em pisos, paredes, escadas, bancadas, bordas de piscina, entre outros.

Outras Postagens

Tampo de Mesa de Crystal | Confira os diferentes formatos

Tampo de Mesa de Crystal | Confira os diferentes formatos

Confira a versatilidade e modernidade dos tampos de crystais O tampo de mesa de crystal é uma das tendências mais elegantes dos projetos de decoração. As pedras naturais ornamentais proporcionam um requinte diferenciado ao ambiente, combinando a beleza única e...

ler mais
Pisos escovados ou polidos | Onde usar cada um deles

Pisos escovados ou polidos | Onde usar cada um deles

Para que serve os acabamentos dos pisos? Os pisos de rochas ornamentais, como mármore, granito e quartzito, podem ter diversos tipos de acabamentos, que conferem diferentes finalidades às peças. Geralmente, os pisos escovados e os pisos polidos são os mais utilizados....

ler mais