Que tipo de rocha é o quartzito

A pedra quartzito é uma rocha metamórfica, composta de 75% de grãos ou cristais de quartzo, e o resto de outros elementos, como moscovita, biotita, sericita, turmalina e dumortierita.

O processo de mineração dessa rocha era muito difícil até alguns anos atrás, devido à sua alta dureza, então o beneficiamento não valia a pena pelo alto custo, apesar de ser muito abundante no Brasil. Entretanto, novas técnicas e equipamentos surgiram e a extração da pedra quartzito passou a ser mais simples, e consequentemente o mercado da venda de quartzito se expandiu nacional e internacionalmente.

A pedra quartzito é muito nobre e destaca-se por sua beleza e versatilidade, sendo aplicável em uma série de materiais, como pias, bancadas, balcões, mesas, revestimento de pisos, paredes e fachadas, entre outros, encontrados na venda de quartzito, que compõe perfeitamente os ambientes.

Principais características da pedra quartzito

Quando se fala em que tipo de rocha é o quartzito, normalmente a primeira definição que encontramos é que essa rocha ornamental é uma “junção” do granito e do mármore. Isso é porque o mármore tem uma beleza única e o granito possui dureza e resistência. Já a pedra quartzito possui os dois: um visual, com veios marcantes em sua superfície e cores diferenciadas, e sua característica de alta resistência, mais dura ainda que o granito.

  • Resistência

A resistência é absolutamente um dos principais pontos positivos da pedra quartzito. Para se ter uma noção que tipo de rocha é o quartzito, segundo a escala Mohs, que mede a dureza dos minerais e sua resistência a riscos de 1 a 10, o quartzito apresenta 7 pontos de dureza. O diamante é o único a alcançar 10 pontos.

Isso significa que essa rocha é muito resistente a pressões, riscos, ataques químicos, umidade e mudanças de temperatura. Se for impermeabilizada, consegue garantir mais resistência ainda.

  • Beleza

É a outra característica marcante da pedra quartzito. Possui uma superfície uniforme e com veios bem definidos. Como é uma rocha natural, nenhuma é igual a outra, o que garante a exclusividade de cada peça e a sofisticação necessária.

  • Cores

A pedra quartzito pode ser encontrada em uma variedade imensa de cores. O quartzito puro é geralmente branco e cinza, mas devido a quantidades de outros minerais presentes em sua composição, é possível obter rochas em tons de preto, rosa, vermelho, roxo, amarelo, azul, verde, laranja e marrom.

Os quartzitos em tons rosados são os mais abundantes e acessíveis, pois possuem óxido de ferro na composição. Depois encontramos os brancos e verdes, e por fim os mais raros são os azuis, roxos e amarelos.

Além disso, as combinações do fundo da pedra quartzito com os veios também são infinitas, por exemplo, fundos claros com veios coloridos, ou fundos mais escuros com veios suaves. Que tipo de rocha é o quartzito irá depender de como ela foi influenciada por outros minerais na natureza.

Variedade de tipos e cores da pedra quartzito

Como mencionado, a pedra quartzito possui muitas cores e combinações diferentes. Algumas delas são:

  • Branco

Uma das opções mais clássicas, a pedra quartzito em tons de branco, off-white e bege é ideal para projetos minimalistas, clean e luminosos.

  • Preto

Decorações na cor preta exalam elegância, luxo e modernidade. Os quartzitos pretos e cinzas podem compor perfeitamente os ambientes trazendo um ar sofisticado.

  • Verde

Decorações em tons de verde são muito marcantes e trazem energia e personalidade. É encontrada desde tons mais sutis, até tonalidades mais escuras. Para quem aposta em decorações mais vibrantes, a pedra quartzito verde pode combinar perfeitamente,

  • Azul

Para quem quer compor ambientes na cor azul, a pedra quartzito traz uma gama de tonalidades, que variam desde azuis claros, até os mais intensos, garantindo modernidade e personalidade aos espaços.

  • Rosa

A pedra quartzito rosa é ideal para quem quer um ambiente mais romântico, com classe exuberância. É possível encontrar rosas mais claros, tons salmão, com veios mais escuros, combinações com cinza, branco etc.

  • Amarelo

As decorações em amarelo trazem um luxo e requinte diferenciados. A pedra quartzito amarela aparece em tons dourados, com detalhes amarronzados ou cinzas.

  • Marrom

O marrom transmite sensação de segurança e elegância. A rocha constitui tons de terra, bronze, caramelo, alguns são puxados para o preto, proporcionam um mix de cores, e outras opções até lembram madeira.

Agora que você sabe que tipo de rocha é o quartzito e conheceu suas inúmeras vantagens e variedades, procure a StoneBuy, uma empresa que faz a venda de quartzito com máxima qualidade, garantindo beleza e funcionalidade ao seu projeto.