Por que escolher o piso de mármore

O mármore é um dos revestimentos mais nobres e requisitados na arquitetura e decoração por suas características visuais belas e exóticas. O piso de mármore é uma opção extremamente elegante que cria um impacto incrível nos cômodos da casa.

Essa rocha é um mineral natural metamórfico, que surge através do calcário, e por causa dos sedimentos encontrados na composição do material, é possível obter inúmeras texturas e tonalidades diferentes nos tipos de pisos de mármore.

Por causa de sua nobreza e versatilidade, a venda de piso de mármore está sempre em alta no mercado nacional e internacional, sendo o Brasil uma referência no setor de rochas ornamentais.

Cores e principais características dos pisos de mármore

O mármore possui particularidades únicas que o fazem destacar no meio das rochas ornamentais. A textura dessa rocha é mais lisa e ela tem marcas desenhadas, chamadas de veios, como principal atributo. Possui um brilho natural, mas que pode ser acentuado com processos de acabamento para piso de mármore.

  • Cores e tonalidades

Os tipos de pisos de mármore podem ser encontrados em diversas cores, tanto do fundo, quanto dos veios.

O mármore branco é um dos mais procurados, pois exalam classe e elegância. O piso de mármore de tonalidades mais claras dá a sensação de amplitude aos ambientes, deixando-os mais iluminados e espaçosos visualmente.

O piso de mármore mais escuro é sinônimo de luxuosidade. Também é um dos mais desejados, geralmente o preto, e transmite a sensação de elegância ao ambiente. A vantagem das pedras pretas é que elas são menos porosas que as claras e, por isso são menos suscetíveis a líquidos e manchas. Mas ainda assim recomenda-se a impermeabilização.

Além dos clássicos preto e branco, ainda existem opções de piso de mármore com veios em cinza e dourado, em tons de bege, marrom, e inclusive, em cores como vermelho, rosa, azul e verde.

É importante ressaltar que os tipos de pisos de mármore não se diferem apenas na cor. Cada modelo tem sua própria textura, peso e porosidade, então deve-se considerar todos esses aspectos na hora de instalar nos ambientes.

  • Características

Em relação a resistência, o mármore é um pouco mais flexível e poroso que outras rochas, como o granito, por exemplo. Mas isso pode ser resolvido com processos de impermeabilização, que fecha as fissuras e impede manchas e absorção de água. Especialmente no piso de mármore, é importante realizar esse procedimento para garantir a beleza e durabilidade do material. Confira alguns acabamentos possíveis para o piso de mármore:

  • Bruto: deixa a pedra em seu estado bruto, como foi encontrada na natureza.
  • Levigado: passa por um processo de lixamento, o que a deixa lisa, porém sem brilho.
  • Resinado: procedimento recomendado para o piso de mármore, a resina liquida fecha os poros e fissuras, dando brilho e resistência a manchas e líquidos;
  • Polido: garante brilho extra, mas fica muito liso e pode ser perigoso. Tipos de pisos de mármore polidos são recomendados para áreas secas da casa.
  • Jateado: o jateamento é ideal para piso de mármore em áreas externas, pois cria uma camada áspera na pedra, deixando-o mais rustico.
  • Cristalização: acabamento indispensável para piso de mármore, pois cria uma película de proteção sobre a pedra, deixando-a mais resistente e durável. 

Principais vantagens do piso de mármore

Como já mencionamos, a maior vantagem do piso de mármore para sua decoração é a exuberância que essa pedra transmite. É um material resistente e muito durável se for bem cuidado e acabado.

O piso de mármore é capaz de compor qualquer espaço da casa, interno ou externo, e combinar com qualquer projeto arquitetônico, seja clássico, moderno, contemporâneo. É possível encontrar tipos de pisos de mármore que imitam madeira, cimento, pedra e ladrilho, por exemplo. Os acabamentos mais rústicos são ideais para áreas externas, e os brilhantes ficam elegantes em toda a área interna da casa.

Outra vantagem é a facilidade na limpeza. Para higienizar o piso de mármore é só passar um pano ou esfregão com cerdas macias, com água destilada e, se necessário, detergente neutro. Pode-se usar água quente para remover as sujeiras mais facilmente, já que o mármore resiste bem a mudanças de temperatura, mas nunca produtos ácidos, pois ele é sensível a reações químicas. Caso caia algum material, alimento ou, especialmente bebidas, é só limpar rapidamente. Cuidados como esse irão garantir a perfeição da peça.

O piso de mármore é uma opção cheia de vantagens para seu projeto. Procure a StoneBuy, uma empresa que faz a venda de piso de mármore com excelência, para escolher dentre os melhores tipos de pisos de mármore para sua casa.